O Governo do Estado anunciou na tarde desta quarta-feira (03), que todo o Estado de São Paulo será colocado na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, a partir de sábado (06), e deve permanecer até o próximo dia 19.
Desta forma, apenas serviços considerados essenciais poderão funcionar, como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e segurança, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros. Na atual configuração da fase vermelha, as escolas podem continuar recebendo alunos com o limite máximo de 35% da capacidade.
Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.
Os serviços essenciais precisam cumprir protocolos sanitários rígidos, como fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento.
O acelerado aumento do número de mortes e o alto índice de ocupação de leitos em UTIs e enfermarias foram determinantes para que o governo paulista adotasse medidas mais restritivas. Estima-se que sem a fase vermelha e novas restrições, o sistema hospitalar no Estado de São Paulo entraria em colapso em apenas 11 dias.
Na Baixada Santista, a média móvel de mortes por coronavírus cresceu 14,28%. A região saiu da fase laranja e avançou para a fase amarela do plano da quarentena no dia 05 de fevereiro. Agora, ela passou para a fase vermelha, a mais restritiva.
Publicado em: 03 de março de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Itanhaém realizará, na próxima quarta-feira, 23 de outubro, às 18h, a Sessão Solene Alusiva ao Educador Nota 10, no Plenário...
Na manhã desta sexta-feira (03), a Câmara Municipal de Itanhaém sediou a Audiência Pública do Orçamento Estadual de 2026, realizada em conjunto com...
A Câmara Municipal de Itanhaém realizará, na próxima terça-feira, 30 de setembro, às 10 horas, uma audiência pública para a apresentação e avaliaçã...
A Câmara Municipal de Itanhaém receberá, no próximo dia 03 de outubro (sexta-feira), às 10 horas, a Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orça...