Vereadores participam da inauguração do Novo Banco de Alimentos

O novo prédio conta com uma moderna estrutura para garantir a ampliação das ações em segurança alimentar que irá atender mais de três mil famílias.

Na última sexta-feira (1º), vereadores da Câmara Municipal de Itanhaém participaram da entrega do Novo Banco de Alimentos

O novo espaço fica localizado na Nova Marechal Rondon esquina com a Rua Urcezino Ferreira, antigo Mercado Municipal e bem próximo ao Centro Histórico.

Possui uma área ampla e estruturada que irá contribuir para a ampliação da merenda escolar e para os programas de segurança alimentar.

O empreendimento está construído em um espaço de 550 m², em dois andares, com áreas de triagem e processamento dos alimentos recebidos, armazenagem de alimentos frescos, secos e congelados, locais específicos para descarte e acondicionamento de detritos, lavagem de equipamentos e utensílios, atendimento, além de banheiros adaptados e piso tátil, recepção e treinamento, almoxarifado, cozinha experimental e área externa.

O Banco de Alimentos é responsável por atuar no combate à fome no Município, por meio da arrecadação de alimentos provenientes de doações de empresas, indústrias, supermercados e varejões que são selecionados, separados e embalados para, posteriormente, serem distribuídos gratuitamente à população. Foi o 13º implantado no Brasil e, atualmente, tem uma média de arrecadação de 1.600 kg por dia.

Todo o trabalho realizado ao longo de 10 anos já rendeu prêmios para o Banco de Alimento de Itanhaém, como o Prefeito Empreendedor Sebrae em 2015, o Prêmio Mário Covas em 2015 e 2016, e o Prêmio Josué de Castro em 2017.

Estiveram presentes na inauguração o presidente da Câmara de Itanhaém vereador Rodrigo Dias juntamente com os demais vereadores, prefeito Marco Aurélio, o Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Pesca de São Paulo , Luiz Ayroza, o artista Sérgio Tonissi, autor do Painel em frente ao local, e os familiares do homenageado José Francisco de Oliva Júnior e diversas autoridades municipais